Limpeza de Pele

Descubra como uma simples limpeza de pele pode manter a sua pele jovem durante muitos anos – Uma boa limpeza é a base de uma boa pele.
É muito importante que tratemos da nossa pele não só por uma questão de aparência mas também por uma questão de saúde. Como é sabido, a respiração e as trocas que se efectuam a nível da pele são fundamentais para o equilíbrio dinâmico do organismo e tal só é possível se tivermos uma pele limpa e saudável. Não nos devemos esquecer das agressões a que sujeitamos a nossa pele todos os dias nesta civilização que é a nossa. Também por isso recomendamos cuidados redobrados com a pele.
A pele é um orgão vivo que actua como um filtro contra os agentes poluentes. E precisa de estar limpa para preservar todas as suas funções. Mas aos poluentes ambientais juntam-se a gordura (oleosidade), o suor, as celular mortas e os restos de cosméticos e de maquilhagem. Felizmente, todos estes residuos podem ser retirados através da limpeza. Só que a água não basta e o sabonete é agressivo. Então, Qual é a melhor solução para ter uma pele perfeita durante muitos mais anos? A resposta é bem simples, um produto de limpeza adequado ás caracteristicas da sua pele.
As impurezas acumulam-se na epiderme, asfixiando-a e provocando alterações. Não deixe que isto aconteça! A cosmética moderna coloca á sua disposição as melhores armas para desfrutar de uma pele bela e pura.
Como melhorar a pele
Libertar a pele de resíduos com o cosmético adequado é o primeiro passo para cuidar da sua saúde e beleza, sabe porquê?
1- Favorece a oxigenação dos tecidos e melhora o tom da tez.
2- Previne irritações e infecções como pontos negros e borbulhas.
3- Ajuda a tratar os seus problemas: secura, oleosidade, sensibilidade…
4- Favorece a penetração dos tratamentos que são aplicados depois.
5- Realizada antes da hidratação, prepara-a para receber a maquilhagem.
Leites, cremes, geles… Qual escolher?
Leite de limpeza
O leite de limpeza é uma emulsão com uma parte oleosa e outra aquosa. É indicado para peles normais, secas e sensíveis, apesar de haver excepções adaptadas à pele oleosa.
Cremes
O creme é mais espesso, pois contém uma maior proporção de óleos. É muito eficaz para remover maquilhagem e adequado às peles
mais secas, sensíveis e maduras.
Gel
Este, essencialmente aquoso, faz espuma e enxagua-se com água. É indicado para peles jovens, oleosas, normais e mistas. Também os
há para peles com tendência a seca ou sensível, sempre que suportem bem a água.
Água de limpeza
A água de limpeza é um produto líquido, que não precisa de ser enxaguado, aplica-se com um algodão, deixando uma sensação de frescura. Existem águas de limpeza para todos os tipos de pele e não requerem a utilização de tónico.
Toalhetes e discos
Estes são tecidos de celulose ou algodão impregnados em activos de limpeza e tratamento. Existem fórmulas secas e húmidas. As primeiras precisam de água para fazer espuma. Por seu lado, as húmidas são ideais para usar fora de casa ou em casos de emergência, mas limpam menos profundamente.
O TÓNICO
A primeira missão desta solução aquosa consistia em retirar os restos de gordura dos produtos de limpeza, razão pela qual começou por incluir álcool. Hoje, contudo, a maioria das marcas eliminou este ingrediente, por secar a pele, e desenvolveu tónicos adaptados a cada tipo de pele. Todos eles hidratam, tonificam, preparam a pele para a maquilhagem e ajudam a tratar problemas de pele. São o último passo de uma limpeza completa.
Desmaquilhante de olhos. Porquê?
É imprescindível desmaquilhar bem os olhos antes de dormir, já que o rímel pode irritá-los e, inclusive, fazer com que as pestanas caiam. Os desmaquilhantes específicos, para além de facilitarem a remoção da maquilhagem (alguns retiram até fórmulas waterproof), incluem agentes calmantes e descongestionantes para cuidar esta zona.
O QUE CONTÊM OS PRODUTOS DE LIMPEZA?
- Água. Retira as impurezas hidrossolúveis, restos de suor e excesso de células mortas.
- Componentes oleosos. Dissolvem resíduos lipossolúveis como o sebo, a maquilhagem, os cosméticos, etc.
- Tensioactivos. Estes ajudam a desprender a sujidade oleosa retida na pele.
- Activos. Princípios hidratantes, antioxidantes, calmantes… Protegem a epiderme e combatem os seus problemas específicos (secura, oleosidade…),
- Aditivos. Conservantes, corantes, perfume… Tornam o produto agradável e mantêm-no em condições óptimas de utilização.
DICAS PARA UMA PELE PERFEITA EM 5 PASSOS
Deve limpar o rosto de manhã e, especialmente, à noite, para eliminar os resíduos acumulados durante o dia.
1- Se estiver maquilhada, primeiro desmaquilhe olhos e lábios com um algodão. Para retirar a máscara de pestanas, deslize-o da raiz até às pontas. Os lábios, desde o centro até aos cantos.
2- Aplique o produto no rosto, pescoço e decote. Massaje durante um minuto com os dedos ou uma esponja suave em movimentos circulares e ascendentes, do centro para fora.
3- Se a fórmula for em gel, retire com água. Se for em leite ou creme, com um lenço de papel ou algodão. (se a sua pele não for seca ou sensível, pode enxaguar com água no final).
4- Se estava maquilhada, volte a limpar a pele, porque da primeira vez retirou a maquilhagem mas ainda subsistem outros resíduos.
5- Para finalizar, aplique o tónico, pressionando com um algodão, e absorva o excedente com um lenço de papel. A sua pele ficará pronta
para qualquer tratamento.

0 comentários: